domingo, março 23, 2008

Consciência inerte ('Despite all my rage i am still just a rat in a cage')

Agir.

Vontade de gritar e espalhar uma consciência social contestatária interventiva.
Esta necessidade enorme de 'fazer', de instalar mudança, é-me tão familiar que às vezes me 'con-fundo' com ela.
Ando a fermentar há muito tempo e sinto-me a transbordar.

Acho legítimo esta vontade de fomentar a revolta perante as injustiças sociais presentes, no entanto, (não sei se será do meu caranguejo em Júpiter) mas não consigo encontrar os meios para agir.
Sinto que me falta criatividade ou um insight luminoso que me tire desta inércia desconfortável.

O associativismo actual de intervenção que por aqui se pratica é demasiado oportuno, separatista e vazio de valores pertinentes para que me deixe enquadrar em qualquer movimento que existe.

Mas sinto-me demasiado pequena e limitada para criar algo novo.
Continuo a ter fé num futuro sincronismo que me ajude a resolver este impasse.
Pois sei que não me conseguirei nunca resignar a este conformismo otário que aparenta tomar conta da sociedade.

3 comentários:

Corvo Negro disse...

Que seremos?
Como nos devemos sentir realmente face à inépcia por ti referida?

Somos fantoches? Marionetas guiadas pelo sistema demarcadamente capitalista que, não permite (nem pode), deixar a igualdade representar-se ou simplesmente, justificar o preestabelecido constitucionalismo, meros mandamentos bordados a ouro mas tão gastos e conspurcados pelos cus que neles se esfregão... hum... calma!

O mais curioso é que estamos no século XXI, era da informação e consciencialização, talvez ainda demasiado controlada pelo poder que nos rege ou que nos tenta reger a todo o custo, através de fórmulas e técnicas que nem são assim tão evoluídas mas sim, baseadas na luminescência de um pretérito que é história e que continua activa e eficaz e... apesar de cada vez mais conscientes, muitos de nós ou o todo de nós ainda não se apercebeu que nem somos realmente a minoria, mas... a preguiça e o comodismo continua a ser poltrona geradora de um sedutor conforto.

Eu peço desculpa por dar de certa forma uma espécie de continuidade ao que escreves, mesmo que na tendência do rodeio do sentido por ti pretendido, estando seguro porém que entenderás.

In Lak'ech (sou um outro tu) disse...

Nada há a desculpar..
Penso que a força de uma resposta a este cenário social actual irá eclodir a qualquer momento. A própria história também nos ajuda a prever uma mudança emergente, pela sua tendência cíclica.

'Diz que' tudo acontece no momento certo..
Cá estaremos alerta para agir quando ele saltar pra cá da linha do horizonte ;)

In Lak'ech (sou um outro tu) disse...

Pois.. concordo ctg em relação à proporção de pessoas em consciencia.. somos um bando de Beija-flores em crescimento exponencial a querer apagar este fogo :)

A leveza de Ser equivale ao peso da consciência..