domingo, dezembro 07, 2008

Complexos de Inferioridade

Na tentativa de procura de equilíbrio, tomamos atitudes arrogantes de uma falsa auto-estima que provêm dessa inevitabilidade de nos sentirmos inferiores, inadaptados, fracos e dependentes.
Quando queremos ser mais, maiores e mais fortes que os OUTROS que DESPREZAMOS, estamos apenas a libertar esta pulsão de inferioridade que sentimos.
No entanto, não somos nem mais nem menos que nenhum outro. Será isto assim tão difícil de conceber? Que somos iguais??
O trato que damos aos outros por nos sentirmos superiores não passa de um esforço inútil e mal parado dessa vontade de dominar o mundo, de sermos "o melhor".
Achamos que somos mais inteligentes, mais dotados de bom-senso, que nós é que temos a razão connosco e desculpamos assim a nossa altivez e falta de amor.
Não conseguimos aceitar as nossas limitações e, voilá, não conseguimos aceitar as limitações dos outros, está claro.
Enquanto não nos aceitarmos como somos e não aceitarmos os demais, andamos aqui numa luta, numa resistência à vida, exercício que nada nos vale senão para aumentarmos este complexo de inferioridade.
E nós somos TODOS tão maravilhosos..
E que tal parar para observar o mundo e os outros, para além do aparente real que estamos habituados e contemplar a beleza inevitável e tão própria de cada criatura?
Todos temos a uma beleza singular e fantástica, já experimentaste vê-la em cada pessoa?

A humildade é um caminho longo, mas tão compensatório ;)

NAMASTE!

7 comentários:

Karochinha disse...

Olá Rita,

Nestas andanças peços blogs, fiquei admiravelmente impressionada e fascinada com o teu, talvez pela tua forma tão semelhante à minha de encarar a existência humana e não só.
Espero poder ir lendo os teus momentos e partilhas, vou seguir o teu blog, pela oportunidade de rever atitudes, comportamentos e acções.
Bem Haja a quem promove bem estar, felicidade e paz.

Esmeralda

Karochinha disse...

Olá Rita,

Quero agradecer-te pelo conselho, eu que adoro ler, vou com certeza pedir um livro dela para este Natal...:)
Já agora, desejo-te um Feliz Natal e o desejo que o ano de 2009 te traga tudo o que mais desejares.
Beijocas
Esmeralda

Fátima disse...

Oi Rita , nao tive o prazer de me apresentar mas considere-se uma amiga, ou melhor posso ser sua amiga?
Uma das coisas que quero te pedir é saber como incluo o playlist no meu blog. Tem problema se vc me ensinar? Bjos

Fátima disse...

Rita, se é uma coisa que sempre andou me rondando é esse complexo de inferioridade. E já com 46 anos me sinto enfraquecida e cada vez mais difícil de cavalgar esse degrau.Ver a beleza nos outros é fácil, o que nao consigo é ver em mim mesma.

Fátima disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anonymous disse...

É dificil superar o sentimento de inferioridade até conhecermos pessoas que nos fazem acreditar em nós próprios. Conhecer-te foi uma das coisas mais compensadoras da minha vida.

JP

In Lak'ech (sou um outro tu) disse...

Obrigada babe lindo :)
Adoro-te!!! como sabes ;)

A leveza de Ser equivale ao peso da consciência..